domingo, 4 de junho de 2017

Confira as dicas para transformar o quarto das crianças em espaços brincantes

"Toda criança tem direito ao brincar. Para tornar este princípio uma realidade, tudo deve começar dentro da própria casa. Nada melhor do que oferecer aos filhos um espaço para eles praticarem o livre brincar, cheio de imaginação e invenções.

A ideia é fazer algo, ou reinventar disposições, para que o espaço fique mais lúdico e estimule o desenvolvimento da criança.


Patricia Camargo, uma das responsáveis pelo site Tempojunto – que dá dicas de brincadeiras e de como aproveitar o tempo com os filhos – contou ao Catraquinha que se encantou com a descoberta recente feita através de uma pesquisa.

O estudo, segundo Patricia, analisou três tipos de quartos infantis e apontou que aquele que mais gerou possibilidades de brincadeiras e conseguiu prender a atenção das crianças por mais tempo durante o brincar, foi o que disponibilizava brinquedos e objetos acessíveis aos pequenos, porém com alguns também em locais mais altos ou guardados dentro de móveis – o que de acordo com a pesquisa, aguça a imaginação e o desejo das crianças por eles. “Este tipo de quarto ainda possibilita que o adulto faça surpresas com objetos guardados, fazendo trocas com brinquedos para descobrir quais deles realmente o filho se interessa em brincar”, disse Patricia.
Este quarto citado na pesquisa, de acordo Patricia, ainda não possuía um espaço central para brincadeiras, como é de costume, mas possibilitava que as crianças usassem cantos ou até mesmo os próprios móveis (cama, bancada, mesa, por exemplo) para brincar.

A conclusão tirada por este estudo é que se a criança tem acesso a tudo, ela pode não desejar brincar realmente com aquilo que está disponível e não ter o interesse por algo específico.

foto: Divulgação Pintrest
foto: Divulgação Pintrest
Créditos: foto: Divulgação Pintrest
O armário de brinquedos se torna um cantinho de brincadeiras

O quarto da criança deve ser pensado de forma que o pequeno possa explorar o ambiente, brincar com tudo que estiver nele em algum momento.  “Se houver algum objeto perigoso ou frágil, por exemplo, o melhor é não deixá-lo neste espaço para que este quarto não se torne um local de proibição ou castigo, em vez de um lugar brincante”, afirmou Patricia.

Outra dica é deixar objetos no quarto que possam estimular a imaginação infantil com diversas brincadeiras, mas não de maneira explícita. Por exemplo, deixar um lençol em uma gaveta baixa, onde a criança possa mexer e encontrar, usando-o para montar uma cabana, ou para se enrolar nele como se fosse uma capa de super-herói. Outro exemplo é deixar uma caixa de papelão em algum canto do quarto ou perto da cama para que a criança a encontre e a transforme no que quiser.

O importante é que a criança descubra o objeto “diferente” sozinha, sem instrução para a brincadeira. Assim, elas podem ter outros instrumentos para estimular a curiosidade e a criatividade, além dos brinquedos aos quais já estão acostumadas.""

Fonte: Catraca Livre



Nenhum comentário:

Postar um comentário