sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Banho sem choradeira

Recém-nascidos podem chorar bastante na hora do banho, deixando os pais inseguros, principalmente os de primeira viagem. Não é por causa da água, já que o contato com ela traz de volta as sensações da vida uterina para o bebê. O choro geralmente acontece pelo medo que a criança sente de estar ali vulnerável diante da nova experiência. Mas há solução para seu filho ficar calmo e curtir o banho. Veja algumas dicas:

• Prepare o ambiente. O banho pode ser dado em local arejado, porém sem corrente de ar, para que o bebê não sinta frio. Se houver desconforto, os sinais, além do choro, são pés, mãos e lábios arroxeados.

• Organize trocador e banheira. No primeiro, separe a troca de roupa que vai usar e mantenha uma fralda de pano por cima do trocador para apoiar o bebê. Próximo à banheira, deixe shampoo e sabonete. Embalagens com válvula pump facilitam muito, pois permitem que a mão que está livre maneje o produto e ensaboe ao mesmo tempo.

• Controle a temperatura da água. O ideal é entre 36,5 e 37 graus. Um termômetro para banheira será muito útil. Quando colocar o bebê na banheira, vá jogando água aos poucos e com delicadeza, usando a mão livre como uma espécie de concha.

• Não prolongue o banho. Será prazeroso para o bebê desde que não ultrapasse o limite de conforto dele: enquanto está curtindo a água quente e não está com fome. Por isso, não dê o banho muito próximo ao horário da mamada.

• Escolha produtos adequados. O recém-nascido, assim como a criança maior, deve usar cosméticos da linha infantil. As que já fazem uso de shampoo e condicionador necessitam que os produtos sejam igualmente formulados para elas. Devem ser dermatologicamente e oftalmologicamente testados. Isso quer dizer que não causarão alergias e, se escorrerem nos olhos, não vão arder – outro grande motivo de choro no banho.

Fonte: Revista Crescer


Nenhum comentário:

Postar um comentário